CRAS de Garibaldi retoma atividades com grupos de crochê e artesanato

Mulheres vulneráveis, acolhidas pelo Município, participam de encontros semanais

Desde o começo de março, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Garibaldi retomou seus grupos de atividades com mulheres acolhidas pelo Município. Segundo a Secretaria de Habitação, Trabalho e Assistência Social, esses encontros fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com intuito de integrar as participantes em um ambiente que as oriente em diversos aspectos do cotidiano.

O trabalho executado pelas profissionais do centro complementa o que é realizado na Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Atualmente, o CRAS coordena quatro grupos, sendo dois de crochê e dois de artesanato.

Integrando e orientando

De acordo com a psicóloga Analissa Scherer Peixoto, responsável por essas reuniões, além das oficinas, as participantes recebem orientações preventivas para diversos temas. “Nesses grupos, integramos também as pautas voltadas para autoestima, autonomia, pertencimento, cidadania e saúde”, detalha.

Esse objetivo também alcança outras pessoas da comunidade garibaldense. Crianças, adolescentes e idosos são atendidas em grupos, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) ou no Centro Social São José, com um calendário próprio de tarefas.

O objetivo primário do SCFV é desenvolver atividades que estimulem e orientem os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Mulheres na ação

Os encontros de crochê acontecem no próprio CRAS, nas terças à tarde e quintas pela manhã. As mulheres são orientadas pela professora Norma Ida Constantin Mantelli, que utiliza períodos comemorativos, como a Páscoa, para conduzir seus trabalhos nas linhas e agulhas.

Já os grupos de artesanato são orientados pela professora Juvila Gheno Cattani e ocorrem no Salão Comunitário do Bairro Fenachamp, nas quartas, e no Salão Comunitário do Bairro Belo Vista II, nas quintas, ambos no período da tarde.

As reuniões de quinta, entretanto, estão acontecendo no centro de assistência, pois há obras sendo executadas em frente ao salão, que comumente abriga as atividades.

Fotos: Márcio Schinoff