Garibaldi – Encontro sobre Alzheimer reúne mais de 130 pessoas.

Profissionais da saúde, população idosa e demais munícipes estiveram presentes em palestra alusiva

Nesta quarta-feira (28), as secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Habitação, Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Hospital Beneficente São Pedro, promoveram uma palestra sobre a doença de Alzheimer, alusiva à campanha Fevereiro Roxo. O encontro, que ocorreu no Centro de Convivência de Idosos (CCI), contou com a presença de cerca de 130 pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometendo atividades diárias da vida.

A médica neurologista, Natália Camillo, conduziu a palestra e tirou dúvidas dos profissionais da saúde, população idosa e demais participantes. A profissional reforçou sobre a prevenção e os cuidados necessários a se tomar.

“O maior risco é não cuidar da própria saúde. É necessário ter o controle de doenças como hipertensão, diabetes e colesterol elevado. A saúde mental também é um fator de risco. A depressão e ansiedade precisam de atenção especial, pois caso não sejam tratadas são propícias para o desenvolvimento de demência e Alzheimer. Alguns cuidados fundamentais são a prática de atividades físicas e manter as atividades cognitivas ativas. Não ficar com a cabeça parada auxilia muito, pois também é um fator de risco. Não tomar medicações sem prescrição médica, fumar ou beber, também contribuem para a prevenção”, pontuou Natália.

Fotos: Talita Accadrolli