Qual a diferença entre molho de tomate e extrato de tomate?

Muitas pessoas confundem molho de tomate com extrato de tomate. Você é uma delas? Pois, então, vamos ver a diferença de cada um desses produtos.

O molho de tomate é aquele que já vem pronto para ser usado. Além de tomate, normalmente, as marcas adicionam temperos como cebola, salsa, sal e manjericão. Então, basta abrir o molho de tomate, esquentá-lo e usá-lo nas suas receitas.

Já o extrato de tomate é mais concentrado, pois ele é produzido com a polpa do tomate. Então, para usá-lo, você precisará dilui-lo em água e adicionar os temperos que você desejar, pois, normalmente, o extrato de tomate é feito apenas com tomate, sal e açúcar.

O extrato de tomate é excelente para a base de receitas, encorpando e dando mais cor as suas preparações. Além disso, ele permite que você dê o seu toque especial, com os temperos que mais gostar. Já o molho de tomate é ideal para quem busca praticidade.

Além desses dois, nos mercados, você encontra também a opção de polpa de tomate. Ela é produzida com os mesmo ingredientes do extrato (ou seja, também não vem temperado). A diferença é que a polpa é mais diluída que o extrato de tomate. Então, quando você for produzir aquele molho cheio de condimentos, use a polpa, pois ela não é temperada.

Qual a melhor marca de molho de tomate pronto?

Agora que você já entendeu a diferença básica entre os produtos, que tal descobrir quais são as melhores marcas de molho de tomate? Confira o nosso ranking!

#1º lugar: Heinz

A Heinz é conhecida por seus deliciosos ketchup – e também conta com uma linha de molhos de tomate, produzida com tomates selecionados e com gostinho de molho de tomate caseiro.

Cheio de sabor, a versão tradicional da Heinz é feita com: tomate, cebola, açúcar, amido, sal, óleo, salsa, alho, extrato de levedura, manjericão, orégano, tomilho e sálvia.

Além da versão tradicional, a Heinz também conta com molho de tomate com pedaços, arrabiata, com azeitonas,  com manjericão,  à bolonhesa e extrato de tomate.

#2º lugar: Pomarola

Para muitas pessoas, quando se fala em molho de tomate, a Pomarola é a marca tradicional que vem à mente. Afinal, a marca tem mais de 40 anos de história no nosso país e faz parte das receitas de várias gerações.

Com ingredientes frescos e receita equilibrada, o molho Pomarola é prático e gostoso. A versão tradicional é feita com tomate, cebola, açúcar, amido, sal, salsa, aipo e aroma natural de alho.

Além do molho tradicional, a Pomarola oferece outros sabores, como: caseiro (com tomate, cebola, açúcar, sal e cebolinha), azeitona, manjericão, bolonhesa, pizza e parmegiana – e também tem opções bacanas da linha Chef, com molhos mais elaborados e diferenciados.

#3º lugar: Fugini

Produzida com tomates frescos, a linha de atomatados da Fugini é cuidadosamente selecionada e com receitas tradicionais.

A versão tradicional da Fugini é produzida com tomate, cebola, amido modificado, sal, salsa e alho.

Além dessa, ainda há outras opções da marca, como: molho peneirado, passata rústica (feita apenas com tomate) e molho premium (com tomate, cebola, amido modificado, salsa, alho, alecrim em pó e noz moscada em pó).

#4º lugar: Quero

O molho de tomate Quero é um dos mais procurados nos mercados do país, especialmente a sua versão tradicional, com pedacinhos de tomate e gostinho de feito em casa.

A versão tradicional é feita com tomate, açúcar, amido modificado, cebola, sal, salsa, extrato de levedura, conservador sorbato de potássio, realçador de sabor glutamato monossódico e aromatizantes.

A Quero também possui outras opções além da versão tradicional, como: bolonhesa, marguerita, manjericão, pizza, napolitano, parmegiana, hot dog e ervas finas.

#5º lugar: Predilecta

Outra opção bem saborosa é o molho de tomate Predilecta. A versão tradicional é produzida com tomate, polpa de tomate, sal, amido modificado, açúcar, óleo de soja, cebola, salsa em flocos, alho em pó, realçador de sabor glutamato monossódico e conservador sorbato de potássio.

A linha de atomatados da marca conta com as versões: zero, bolonhesa, ervas finas, champignon, hot dog, manjericão e azeitonas.

#6º lugar: Cepêra

A Cepêra conta com a linha de molhos de tomate, a Mammad’oro.

A versão tradicional é produzida com tomates frescos e selecionados e: açúcar, cebola, amido modificado, proteína texturizada de soja, sal, óleo vegetal, extrato de levedura, alho, salsa, aipo, manjericão, realçador de sabor glutamato monossódico, acidulante ácido lático e aromatizante.

Outras duas versões disponíveis são a Manjericão e a Pizza.

E, então, você concorda com o nosso ranking das melhores marcas de molho de tomate? Deixe seu comentário indicando suas marcas e versões favoritas!