Ser-PSI Associação de Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi participa da Tribuna Livre.

Em Sessão Ordinária ocorrida na noite de ontem (22), representando a Ser-PSI – Associação de Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi, fez uso da Tribuna Popular, a psicóloga Sra. Sandra Maria Mathias Canal.
Sandra iniciou explicando que a Ser-PSI é um pequeno grande pedaço da psicologia que leva em seu propósito viver os preceitos desta profissão, como: a ética, as teorias que embasam as técnicas, estudos constantes e, sem dúvida, o compromisso social com a saúde mental.

Nomeados pelo Conselho (CRP), para formarem uma corrente e juntos comemorarem os 60 anos de regulamentação da psicologia no Brasil, que se completa no próximo dia 27, usou o espaço para leitura da carta que vincula neste mês de aniversário em vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
A carta cita que a psicologia é uma ciência e profissão comprometida com as lutas e as transformações sociais do país, guiada pelo compromisso de um fazer cientifico, ético e político.

São mais de 425 mil profissionais presentes em clinicas, atuando em diversas políticas públicas. Somente no Estado do Rio Grande do Sul, são mais de 27 mil profissionais com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia.
Diante da pandemia da Covid-19 a profissão necessitou ser reinventada e reafirmar seu compromisso social. Com o agravamento das desigualdades sociais, os profissionais resistiram e seguiram orientando, debatendo e redefinindo as condições técnicas e éticas do fazer da psicologia.

Sandra, ao finalizar sua fala, frisou que “enquanto ciência e profissão, os 60 anos da regulamentação da psicologia no Brasil evidencia a formação de uma base sólida e que projeta para uma prática ancorada na luta política contra a violação dos direitos humanos, no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade e da integridade humana.”