Na última semana, a Administração Municipal em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sicredi, Embrapa Uva e Vinho e Instituto Federal de Bento Gonçalves, deu início à segunda edição do Curso de Viticultura para Mulheres. A capacitação promove a qualificação profissionalmente as mulheres que desempenham um papel fundamental na viticultura, além de incentivar a sucessão rural.
O primeiro encontro ocorreu na comunidade de São José de Costa Real e contou com a participação de 23 viticultoras de diversas localidades do município. O curso será desenvolvido em cinco módulos, acompanhando o ciclo da videira, e será finalizado com uma viagem técnica e a elaboração de vinhos.
Sobre a capacitação
Nesta primeira etapa, os engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, Tatiana Finato e Henrique Thomas Queiroz, ministraram conteúdos sobre a implantação de pomares novos, áreas de replantio e plantas de cobertura do solo. Além disso, as participantes realizaram uma atividade prática de coleta de amostras de solo.
O próximo módulo ocorrerá no dia 13 de maio, também na comunidade de São José de Costa Real. Além dos extensionistas, o encontro contará com a participação do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Daniel Grohs, que abordará temas como a interpretação de análises de solo, qualidade de mudas e o plantio adequado na implantação de pomares.
Fotos: Divulgação


