Igreja centenária que pegou fogo corre risco de colapso estrutural e ruas são interditadas: Veja como ficou o prédio

Igreja centenária que pegou fogo corre risco de colapso estrutural e ruas são interditadas.

Análise inicial de peritos do IGP aponta que chamas começaram pela parte superior da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Flores da Cunha.

Fogo atingiu a Igreja Matriz, em Flores da Cunha (RS); estrutura passará por avaliação e causa ainda é desconhecida.

Igreja permanece interditada

Em relação à parte interna, Kraemer indica que não há danos estruturais relevantes. A percepção inicial dos técnicos é de que as paredes estruturais permanecem preservadas. O maior dano, contudo, foi causado às partes revestidas ou compostas de madeira.

Apesar disso, a igreja permanecerá interditada por determinação do Corpo de Bombeiros Militar. Segundo o capitão Pedro Henrique Sanhudo a interdição será mantida até que um responsável técnico da igreja apresente laudo que ateste a segurança estrutural.

Técnicos do IGP avaliaram a rede elétrica da igreja. Conforme eles, preliminarmente, não há indícios de que o fogo teria iniciado por pane elétrica.

— Folhas de zinco que estavam no telhado estão caindo. Tem tijolos se soltando das paredes e notamos pequenas fissuras. A alta temperatura registrada dentro da igreja, provocada pelo fogo, pode ter mexido no material interno, como a madeira, fazendo com que ela expanda, tornando a estrutura mais instável.

A previsão é de que o laudo do IGP seja remetido à Polícia Civil em até 30 dias, tempo necessário para avaliar todos os inícios observados. A partir de então, o órgão deverá conduzir as investigações sobre as causas do incêndio.